Basta de descaso com a educação pública

A Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte se calou diante do discurso indignado da professora Amanda Gurgel. Em audiência pública com a presença da secretária de educação daquele estado, no dia 11 de maio de 2011, a professora Amanda Gurgel traçou um relato do descaso com a educação pública no Rio Grande do Norte, mas que pode muito perfeitamente retratar a situação de muitas escolas em todo o país. São Paulo sabe muito bem disso. “A educação nunca foi prioridade”, lamenta Amanda Gurgel. Está na hora desse lamentável quadro começar a mudar. Chega de tolerância e paciência com o descaso da educação pública no Brasil.

Anúncios

3 Respostas para “Basta de descaso com a educação pública

  1. sensacional, certas coisas que não dá mais! os sindicatos acabaram com a união das categorias… e profissionais de ensino tão no top de classe desunida e dentro da atividade top de necessidade social urgente.

  2. O TOTAL DESCASO COM A EDUCAÇÃO Pensei muito antes de matricular meu filho na escola estadual MARREY JUNIOR. Ouvi de muitos amigos você ta louca colocar seu filho La, ele vai sofre! Matricula em outra escola?
    Mas de tanto pensar cheguei a uma conclusão, vamos analisar porque tenho que colocar meu filho numa escola longe de casa sendo que o mesmo estado que administra aquela escola administra esta acho que não é bem por ai, e sem contar com os perigos que ele vai ter que enfrentar aqui perto posso levar e buscar, sem contar que conheço quase todas as crianças que estudam na escola MARREY JUNIOR porque são quase todos da comunidade ou das comunidades vizinhas.
    Agora vou colocar meu filho numa escola distante na onde ele tem que pegar ônibus no horário de pico sempre lotado, andar sempre adiantado ou atrasado por causa do horário de ônibus que não bate com o horário da escola e etc.,será que estes alunos que são submetido a todos estes desgaste vai ter rendimento escolar?
    Vou atrás dos meus direitos! Será que todos pensam que o fato de dizermos escola pública, significa que é de graça?
    Não vou me calar o nosso defeito é de achar tudo normal chega basta.Da onde será que é tirado o salário dos nossos governantes e de todos os servidores públicos?
    Você paga impostos? Eu pago, tu pagas, ele paga, nós pagamos… Tai um verbo que podemos conjugar em todos os tempos desde Pindorama. Assim sendo, NÓS FINANCIAMOS os serviços públicos. PÚBLICO, que fique claro, NÃO QUER DIZER DE GRAÇA, como parece que se consumou na mentalidade geral da nação. Público é o serviço administrado pelo governo _federal, estadual, municipal.

    Resumindo, todas essas figuras (DO PLANALTO, DOS PALÁCIOS, FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS) trabalham pra gente. NÓS PAGAMOS seus salários.
    Daí, eu me perguntei: por que tenho que pagar mensalidade de escola particular para meus filhos? Já não pagamos para o governo nos prestar esse serviço? Sim!!!!
    Estou sendo eu, no mínimo, burra. Pagando duas vezes pelo mesmo serviço.
    CHEGA DISSO! VOU FREQUENTAR A ESCOLA PÚBLICA mais próxima de casa para ver se o dinheiro que eu pago está sendo bem empregado.
    Venci o preconceito, o MEDO e o conformismo e…
    E matriculei meu filho na escola MARREY JUNIOR EM PRESIDENTE PRUDENTE.
    ESCOLA pública? Ai que meda!
    O que nos fez tomar essa decisão?
    1. Curiosidade nacional: será que é tão ruim? Como, onde e por quê?
    2. Pesquisa de eleitora: ver na real como nosso dinheiro está sendo empregado.
    3. Consumo inteligente: pais informados tendem a exigir um melhor desempenho da escola. Talvez faltem consumidores mais exigentes??!!
    4. Capitalista burra: não posso ser negligente ao ponto de pagar duas vezes pelo mesmo serviço.
    5. DISCURSO E PRÁTICA: Não adianta falar, entre amigos com o drinque na mão, que a solução está na educação. Vá para a fronte e enxergue a realidade com os próprios olhos. Nem sempre ela está na Veja, no Jornal Nacional ou no site do governo.
    Bom, veremos.

    No começo realmente foi muito duro e desgastante quase desisti todos os dias meu filho chegava em casa reclamando, e um dia foi a gota d’água. Ele quase chorando me pediu mãe me tira da que La escola, La não é uma escola, mas escola de louco, aquelas palavras me doeram muito.
    Então resolvi procurar a direção da escola na onde pude me interar de tudo que estava acontecendo, a diretora Alda muito atenciosa me relatou das dificuldades da escola que no momento era muitas (faltam de funcionários, inspetores de alunos muitas aulas vagas e indisciplina etc). Devido estes problemas relatados estava o correndo vandalismo, quebras de janelas, portas, ventiladores, carteiras e cadeiras, princípios de incêndio, muitas bombas, e na hora da merenda eles estavam fazendo guerrinha de comida.
    Fiquei pasma sem reação foi quando a diretora recebeu um telefonema da vice diretora confirmando o horário com o promotor LUIZ ANTONIO em intuito de buscar ajuda, eu imediatamente falei: posso ir junto, e ela me respondeu admirada, sim com toda certeza.
    Neste momento comecei o meu trabalho de voluntaria dentro da escola ajudando em tudo que era possível,também montei um grupo de pais na onde buscamos ajuda do nosso vereador NATANAEL GONZAGA e disposto a nos ajudar nos colocou em contato com o nosso deputado MAURO BRAGATO que imediatamente também nos atendeu, agindo em conjunto conseguimos as câmeras para escola e juntos cobramos por meio de ofícios para os órgãos competente desta instituição que tomasse consciência dos fatos acontecidos na escola e que Fossem tomadas a devidas providencias em caráter de emergência.
    Em quanto isso na espera! Estou levando o meu filho na escola e fico como voluntaria, consegui a confiança da quelas crianças, e no dia que não compare si fui cobrada por essas crianças (tia porque você não veio hoje, você nos deixou sozinho).
    Conversei com muitos professores e coloquei a realidade! Se nós pais professores e direção não se organizar para que possamos trabalhar em conjunto esta tudo perdido! Porque eu via que eles estavam quase jogando a toalha à desmotivação estava demais, então começamos a trabalhar.
    Mas com muito esforço conseguimos da uma boa melhora. E quando pensávamos que esse era realmente o caminho,vem a Dirigente de ensino jogar um balde de água fria, nesta segunda feira do dia 23/05.
    Chegaram do dia pra noite e fecharam uma sala de aula de quinta serie sem uma comunicação ou satisfação para os pais e o principal os alunos, olha foi lamentável o acontecido o Cenário parecia que estava distribuindo mercadoria, você pra Ca você pra lá e professores perdendo atribuições e ficando com janelas, estão todos mais uma vez desmotivado. E isso já foi notada hoje dia 25/05, ocorreram aulas vagas na onde isso quase não estava ocorrendo. E também ocorreu briga dentro da sala de aula.
    Sabe a falta de respeito com o ser humano é muito grande principalmente aqueles que pertencem à classe mais baixa.
    Neste caso esta havendo uma falta de respeito com a criança e adolescentes na onde vai mexer com o psicólogo destes. POR QUÊ? Todo inicio de ano tem uma fase de adaptação entre professores e colega de classe na onde é formada todo um vinculo de amizade. Na onde é formada toda uma estrutura para ser trabalhada dentro da sala de aula, e agora depois de 3ou 4 meses tirar essa estrutura que foi formada, não !Não podemos aceitar isso!
    Eles estão esquecendo que a escola é uma agência prestadora de serviços à população, e por isso precisa levar em conta os interesses dos cidadãos, a quem ela deve servir e para os quais foi criada. Na gestão democrática. A escola elabora seu projeto político pedagógico de forma coletiva e participativa. Esse modelo de gestão propõe transparência das ações e, portanto, presta contas à sociedade.
    Só que até agora eu mãe de aluno colaborei com todos os meus limites deixando o meu trabalho como costureira para estar sendo voluntária no período da tarde. Está me prejudicando financeiramente? Sim com toda certeza, mas estava fazendo com muito carinho e amor que adquiri por todos (crianças, professores, direção e outros funcionários) na verdade estávamos tentando fazer um ambiente familiar um ajudando o outro.
    Por que fizeram isso? Com certeza eles vão ter uma resposta bem lógica, que as salas de aulas tinham poucos alunos. Sim tem salas com poucos alunos até concordo! Mas pergunta pra eles porque isso aconteceu será que eles vão saber responde? Mas eu respondo: muitos pedirão a transferência por causa do ato de violência e vandalismo, e outros estavam faltando por medo de freqüentar as aulas isso pode ser comprovado pelo tanto de falta que os alunos têm em seu prontuário.
    Devido estar dando tudo certo, tem crianças querendo voltar estudar na escola, no entanto nestas ultimas semana pude perceber alunos novos.
    A minha revolta e a de outros pais é a falta de respeito,
    Aqui eu pergunto cadê a resposta dos funcionários que ficaram de mandar?
    No dia 07 de abril tivemos uma reunião com a DIRIGENTE REGIONAL DE ENSINO SUBSTITUTA. SENHORA ALICE MARIA, na onde foi passado tudo digo “tudo” o que estava acontecendo na escola (falta de inspetores de alunos,aulas vagas,crianças que não estava indo para escola por medo e problemas de usar os banheiro por medo) e que eles não adiantavam alega que tinha, porque foi passado que tinha sim um senhor muito bonzinho mas pra esse serviço ele não pode porque os alunos o xingam, e as vezes foi até agredido com empurrões . Também tem uma grávida que só fica de licença por causa do seu estado que a mesma se encontra.
    Sabe quem estava segurando a bucha como inspetora? Eu uma mãe.
    Já que é assim então vamos agir imediatamente em defesa dos alunos e dos professores, porque nos formamos um elo e na onde agimos todos em uma mesma direção tudo caminha alinhado e organizado.
    E digo mais pra finalizar já que eles só vêem números vou dizer os números que eles devem fiscalizar!
    O NUMERO DE ALUNOS QUE FOI TRANSFERIDO!Porque foi transferido.
    O NUMERO DE FALTAS DOS ALUNOS! Porque esta faltando.
    O NUMERO DE FUNCIORIOS! E SE A QUANTIDADE ESTA SENDO O SUFICIENTE!
    E não ver a quantidade de alunos que tem dentro de uma sala de aula!
    Se a escola esta perdendo números é porque tem coisa errada. Não é mesmo?
    Então porque tomar providencia atrasada e errada! Mexendo com o psicológico da criança e adolescente sem se preocupar com o aluno mais digo mais uma vez só se preocuparam com os números.
    E sem contar com a falta de respeito com os professores.
    Nos pais estamos indiguinados com tudo isso, mas não vamos desistir vamos todas procurar todos os nossos direitos.

  3. muito, é por ai que temos mesmo que nos unir, sabe todos so falam na educação mas na verdade não é a educação o que tem que ser priorisado mas a solidaridade das pessoas a maioria so pensa no seu proprio umbigo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s